Ir para conteúdo

A cidade

Cidade

A história* do município de Belos Ares tem início em 1910, com o começo da exploração das férteis terras da região por fazendeiros do Sudeste do Brasil, que dividiram entre si os loteamentos do que se transformaria, em breve, na Vila de Santo Antônio.

Devido ao seu clima, logo a região passou a ser vista como um local propício para a plantação de café e outras lavouras. Com a expansão da imigração italiana para o Brasil, os proprietários das lavouras passaram a contratar homens e mulheres dispostos a trabalhar no campo para prover o sustento de seus filhos. As famílias italianas representaram durante muito tempo a única força de trabalho da região.

Com o tempo, várias famílias foram atraídas para a região, principalmente entre os anos de 1920 e 1925, impulsionando seu desenvolvimento.

Em 1930, a Vila de Santo Antônio foi elevada à categoria de distrito. Em 1940, passou a ser o município de Belos Ares, nome que tem relação com o horizonte avistado da região mais alta, que foi a primeira a ser povoada. De acordo com os primeiros moradores, a beleza dos campos verdes junto ao aroma das plantações de café eram a marca da região. Nas operações de venda a outros municípios e estados, os comerciantes se referiam ao café produzido pela região como o “café de Belos Ares”.


Dados Gerais

O município de Belos Ares conta com uma população de 80 mil habitantes. Seu produto interno bruto é de cerca de três milhões de reais.

Os habitantes naturais do município de Belos Ares são denominados belosarenses. O município foi criado pela Lei 2, de 1º de setembro 1940.

 

* Conteúdo fictício, criado para ilustrar a solução de portais Polis, desenvolvida pelo Instituto Curitiba de Informática

Prefeitura Municipal de Belos Ares

Rua São Pedro 910 - Cabral

CEP: 80.035-020

Telefones: (41)3074-6200 - (41)3074-6262

caracteres restantes